Como preparar uma pregação

Como preparar uma pregação é relativamente fácil, mas se você estivesse preparando um sermão, quais passos você daria? Aqui estão passos importantes que podem ajudá-lo a se preparar para dar um sermão impactante.

Não há nada mais importante na vida do que a oração e, portanto, nada é mais importante do que a oração na preparação do sermão bíblico.

como montar uma pregação

Nosso professor final é o Espírito Santo, então peça a Deus o Espírito Santo para iluminá-lo, guiá-lo e dar-lhe uma visão sobre o que a mensagem deve ser.

Eu leio alguns capítulos e versículos da Bíblia e então, de repente, algo salta para mim que eu nunca tinha visto antes.

Mesmo que eu possa ter lido muitas vezes, é como se uma lanterna fosse ligada em um determinado versículo ou palavra e o significado do versículo simplesmente saltou da página.

Eu acredito que antes de uma pessoa estudar a Bíblia, seja um grande pregador ou não, faça uma oração que Deus vai conduzindo pela leitura.

Como preparar uma pregação bíblica

Como preparar uma pregação bíblica envolve a revisão do seu sermão, às vezes leio em voz alta ou leio para outra pessoa. Também leia partes de seu sermão para você mesmo na frente de um espelho.

Isso ajuda a ensaiar o que você vai dizer e como vai dizer. Não faz mal ter uma audiência ao vivo ou dar a alguém da sua família a chance de ver o seu esboço e perguntar o que eles acham.

Não me importo com algumas críticas construtivas porque muitas vezes outra pessoa pode ver algo que eu poderia ter perdido, sendo que estava bem debaixo do seu nariz!

É difícil ser objetivo com seu próprio trabalho, mas outro par de olhos e ouvidos pode realmente ajudar.

Escolha três pontos mais importantes

Ninguém consegue se lembrar de uma pregação com mais de três pontos e geralmente se lembrará do seu último ponto, portanto, torne-o o mais importante.

Certa vez, ouvi um pastor dar um sermão de dez pontos. É muito improvável que alguém se lembre de 3 momentos de qualquer sermão.

Se você tentar dar a eles muitos pontos, o sermão ficará atolado e a maior parte será esquecido, mas se você disser com antecedência que tem três pontos, então será mais fácil para eles seguirem você e também, espero, faça anotações.

O capítulo e versículo da Bíblia são mais importantes do que os pontos, então certifique-se de que as Escrituras podem ser encontradas citando claramente o livro, capítulo e versículo (s).

Uma vez Charles Swindoll disse que “Uma névoa no púlpito coloca uma névoa no banco”.

Como preparar uma pregação pela primeira vez

Como preparar uma pregação pela primeira vez acontecerá com todo pregador da palavra de Deus,  neste momento seria fundamental ser orientado por um pastor mais experiente.

Você também precisa acreditar que tem a habilidade e o caráter de um homem que pode ser digno da tarefa de pregar. Fique feliz e encorajado quando tiver esta oportunidade. como pregar a palavra de deus com unção

Não é pouca coisa para um pastor pedir a outra pessoa para ocupar seu púlpito, então não aproveite a oportunidade levianamente.

Seja humilde. Seja encorajado, mas também seja humilde pois homens são convidados a pregar apenas uma ou duas vezes antes de mostrarem, por falta de caráter, falta de preparação ou falta de habilidade, que não são dignos da tarefa.

Portanto, seja humilde. Aceite o convite com humildade e aborde a tarefa com humildade.

Ore muito. Você nunca pode orar muito no processo de preparação de um sermão. Na verdade, quando chegar a manhã de domingo, você provavelmente se pegará pedindo perdão a Deus por não orar mais.

Mas faça o que fizer, certifique-se de entregar esta oportunidade ao Senhor. Ore ao começar a procurar um texto, ore ao começar a estudar esse texto, ore ao começar a anotar suas primeiras palavras.

Finalmente ore ao completar as palavras finais, ore ao se preparar para entregar o sermão, ore depois de você tenho pregado o sermão.

Como preparar uma pregação expositiva

A pregação expositiva é aquela forma de sermão em que o ponto principal de um texto bíblico é o ponto principal do sermão pregado. Esta é uma definição intencionalmente simples e ampla. como pregar a palavra de Deus com eloquência

Estrategicamente, abre espaço para diferentes abordagens da exposição da Bíblia. Por exemplo, um sermão tópico pode ser expositivo.

E não é o melhor modelo de exposição para uma congregação sentar-se semana após semana. Mas sermões tópicos, doutrinários e biográficos podem ser expositivos. 

Acredito que a maneira mais fiel de lidar com a palavra de Deus é explicar o significado de um único texto e exortar o ouvinte a acreditar e obedecer à mensagem inspirada por Deus no texto.

Também acredito que a maneira mais fiel de pregar sermões expositivos regularmente é pregar consecutivamente através dos livros da Bíblia.

Por que pregação expositiva?

Meu compromisso com a pregação expositiva está enraizado em minhas convicções sobre a Bíblia. Eu acredito que a Bíblia é uma escritura inspirada por Deus.

“Toda a Escritura é soprada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir e para educar na justiça, para que o homem de Deus seja completo e equipado para toda boa obra” (2 Timóteo 3: 16-17).

A Bíblia não contém apenas a palavra de Deus. É a própria palavra de Deus. Tão necessária, verdadeira, cheia de sabedoria, sem erro, espiritualmente proveitosa, transformadora, clara, exclusivamente autorizada e suficiente.

Como vencer a timidez na hora de pregar

Para o cristão, a timidez para pregar a palavra de Deus pode ser superada confiando no Espírito Santo.

A Bíblia o explica em 2 Timóteo 1: 7 (TLB): “Porque o Espírito Santo, dom de Deus, não quer que você tenha medo dos indivíduos, mas que seja sábio e profundo, que os ame e se regozije com eles”. ”

O grande segredo e se preencher e deixar sua vida no controle do Espírito Santo. Refletir sobre Efésios 5: 17-21, Efésios 4: 30 e Colossenses 3: 16 será eficaz para aqueles que lutam com a timidez.

Curiosamente, a timidez pode realmente ser uma forma de orgulho. O medo do que o público pensa de nós e a preocupação desmedida com as críticas aos homens (Efésios 6: 6-7; Provérbios 29:25) têm o potencial de refletir uma obsessão por si mesmo.

No entanto, a Bíblia nos diz para não nos preocuparmos com as opiniões dos homens, para não temermos o que os homens pensam de nós ou mesmo o que eles dizem de nós se estivermos fazendo o que entendemos ser conveniente.

Quando estiver cheio do poder de Deus e motivado pelo amor, terá grande capacidade de alcançar os outros de uma forma que os faça sentir-se apreciados.

Então a ênfase está nos outros e não em nós mesmos, e temos a possibilidade de começar a viver em independência, abnegação e amor pelos outros.

Como ser um bom pregador na igreja

Os pregadores mais eficazes são aprendizes contínuos. O que separa os pregadores comuns dos comunicadores extraordinários é um desejo implacável de melhorar.

Mas há tantas coisas competindo pelo seu tempo que é difícil saber quais recursos aproveitar.

Para facilitar, quero compartilhar três coisas que você pode fazer agora para se comunicar melhor como pregador:

pregação bíblica

Esta é a melhor época da história para aprender com outros pregadores.

Você tem acesso gratuito a praticamente qualquer pregador que quiser – todos os sermões que eles pregaram. Aprenda, cresça, tenha ideias e se inspire nos melhores pregadores do mundo.

Lembre-se que as histórias motivam as pessoas a agir. A história de Davi e suas cinco pedras lisas evoca nossa bravura. A história do pecado de Sansão nos motiva a viver com mais pureza.

As histórias demonstram ou ilustram as maneiras pelas quais você está pedindo às pessoas que ajam ou respondam ao que ouviram.

Uma boa história pode vir da Bíblia, ou de sua vida, ou da vida de membros da igreja.

Conclusão

Quando você der o sermão, certifique-se de que eles ouçam claramente qual livro, capítulo e versículo você está usando.

Diga aos seus ouvintes que você irá recorrer a, digamos, Romanos 10: 9 e então dar-lhes tempo para encontrá-lo.

pregação

Você pode dizer algo sobre o que vai falar para que eles tenham tempo de encontrar o livro, capítulo e versículo.

É mais benéfico para eles lerem com você porque o verdadeiro poder não está no pastor, mas na Palavra; está sempre na mensagem e nunca no mensageiro.

Uma boa história pode vir da Bíblia, ou de sua vida, ou da vida de membros da igreja.

Então certifique-se de que está pregando diretamente da Palavra de Deus, pois essa é a única opinião que realmente importa.