Como perder a timidez para pregar a Palavra de Deus

Como perder a timidez para pregar a palavra de Deus é um assunto muito interessante pois é comum encontrar pessoas tímidas, ainda mais quando precisam falar em público.

A timidez pode facilmente interferir em você e os planos de Deus para você. Em Marcos 16:15, Deus nos chamou para ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda a criação.

Isso significa que o Senhor deseja que você saia da sua zona de conforto e comece a falar às pessoas sobre ele sem vergonha. Aterrorizante, certo?

Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna tímidos, mas nos dá força, amor e autodisciplina. O Senhor não fez você ser tímido. Ele deseja que você seja capacitado com Seu amor e Sua força.

Como perder a timidez para pregar a palavra de Deus e vencer o medo

O Medo de pregar a palavra de Deus e se expor para uma platéia, por menor que seja, pode deixar qualquer um apavorado. como pregar a palavra de deus com unção

O simples fato de pensar em se expressar publicamente pode causar suor, tremedeira e gagueira. Muita gente não sabe, mas o medo de falar em publico supera o medo da morte, e até os menos tímidos são acometidos por esse temor.

Isso também acontece no meio eclesiástico e muitos buscam como não ficar nervoso na hora de pregar, e pessoas com tremendo potencial de ministração de sermões podem acabar deixando a timidez falar mais alto.

Mas nem tudo está perdido. Preparamos esse artigo com ótimas dicas para quem deseja aprender como pregar a Palavra de Deus com unção, mas ainda é tímido. Prepare-se para vencer o medo e pregar bem e aprender como perder a timidez para pregar a palavra de Deus.

Como superar a timidez e ministrar sermões?

Como pregar com calma, conhecimento e segurança

Para quem deseja algumas dicas essas são valiosas para você ser um bom pregador, mas precisa vencer a timidez e aprender como pregar com calma. Em primeiro lugar, é essencial não focar na palavra medo, pois isso só o fará ficar mais inseguro.

Ocupe seu pensamento no conhecimento sobre o que você irá falar quando estiver pregando a palavra. Reflita bastante, com concentração, no tema de sua pregação.

A timidez de falar no púlpito é muitas vezes causada pela insegurança, mas ela só estará presente se você não obtiver o conhecimento sobre o que pretende falar.

Se você ainda não domina o assunto, é preciso estudar mais até ficar plenamente preparado para sua palestra ou sermão.

Como perder a timidez na igreja com treinamento prévio

Tem o desejo real de como perder a timidez para pregar para pregar a palavra de Deus, então  uma dica é pregar em público e treinar antes de se expor.

Como perder a timidez para pregar

Use o famoso espelho, repetindo o que você pretende expor no dia da pregação, respirando fundo, treinando uma maneira de falar de maneira clara e pausada, corrigindo os possíveis vícios de linguagem e gestos involuntários.

Depois, você pode pedir a um membro de sua família ou amigo para lhe ouvir. Isso ajuda muito e lhe deixará mais seguro. Faça de conta que são muitas pessoas que estão lhe ouvindo.

Reúna seus irmãos de igreja mais próximos e treine mais uma vez seu discurso. Aos poucos a sua timidez vai se esvaindo e você estará mais apto a discursar.

Como perder a timidez na igreja com naturalidade

Outra dica para quem tem o sonho em como perder a timidez para pregar a palavra de Deus é tentar soar natural. Jamais tente decorar todo o discurso, pois isso só tornará as coisas mais difíceis.

O que você deve fazer é organizar as ideias na mente e em blocos ou cartões e dominar o que você deve falar.  Seja você mesmo e não queira parecer uma pessoa que você não é.

Se mostre simpático e seja um bom ouvinte quando alguém resolver lhe dar algum conselho a respeito de seu discurso prévio.

Para pregar sem timidez também é importante que se relacione com seu auditório, não falando como se você estivesse pregando para robôs.

Olhe nos olhos das pessoas, não foque o olhar em objetos e elementos do ambiente, como teto e paredes.  Cumprimente os ouvintes, faça questionamento, solicite respostas, interaja com os seus ouvintes, seja dinâmico, peça que levantem as mãos, enfim. Isso tornará as coisas menos formais e quebrará o gelo.

Então, se sente mais seguro para pregar a Palavra de Deus e este artigo te ensinou um pouco sobre como perder a timidez para pregar a palavra de Deus?

O que a Bíblia diz sobre timidez

O que a Bíblia diz sobre timidez é explicado em 2 Timóteo 1: 7 (TLB): “Pois o Espírito Santo, dom de Deus, não quer que você tenha medo das pessoas, mas que sejais sábios e fortes, que as amem e tenham prazer em estar com elas. ”

O dicionário define timidez como “o estado de ser tímido, facilmente assustado, reservado, tímido e evitando o contato com os outros”. Para o cristão, a timidez pode ser superada confiando no Espírito Santo.

O Espírito Santo é dado por Deus àqueles que colocam sua fé no sacrifício de Jesus Cristo como pagamento por seus pecados pessoais.

A verdadeira chave é aprender a ser cheio e sob o controle do Espírito Santo. Meditando em Efésios 5: 17-21 ,Efésios 4:30 e Colossenses 3:16 serão úteis para aqueles que lutam contra a timidez.

Como perder a timidez para pregar a palavra de Deus e sem orgulho

Curiosamente, a timidez pode realmente ser uma forma de orgulho. O medo do que as pessoas vão pensar de nós e a preocupação excessiva com as opiniões dos homens ( Efésios 6: 6-7 ; Provérbios 29:25 ) pode ser reflexo da obsessão por si mesmo. como posso aprender a pregar a palavra de deus

Mas a Bíblia diz que não nos preocupamos com as opiniões dos homens, não devemos temer o que os homens pensam de nós ou mesmo o que dizem sobre nós, se estivermos fazendo o que sabemos ser certo.

Na verdade, se estamos nos esforçando para viver uma vida piedosa, podemos esperar que não gostemos ( 2 Timóteo 3:12 ).

Timidez, timidez e timidez são basicamente medo, e o medo é o oposto da fé. Superamos o medo por meio da fé de Deus ( Hebreus 11: 6 ) e do amor de Deus ( 1 João 4: 18-19 ).

A fé e o amor de Deus vêm de saturar o coração, a mente e a vida com as Escrituras ( Colossenses 3:16 ; Romanos 10:17 ).

Para nos santificarmos ( João 17:17 ) e superar o medo, a dúvida e a confusão, o poder da Palavra de Deus é inigualável ( Salmo 19 ; 2 Timóteo 3: 16-17 ).

Como perder a timidez e o medo de pregar a Palavra de Deus

Além de nos tornarmos cristãos, aprender a viver sob o controle do Espírito Santo, substituir o medo e o orgulho pela fé e o amor de Deus e saturar nossas mentes com as Escrituras, podemos adicionar mais um ingrediente para vencer a timidez.

O mundo chama isso de “ auto-estima ” e “autoimagem”, mas esses não são termos bíblicos. A Bíblia explica isso como viver a identidade de quem somos em Cristo.

como perder a timidez na igreja

Meditando em Efésios 1 , vemos tudo o que somos em Cristo. Timidez é sobre nós, mas a verdadeira Vida é sobre Cristo, que é nossa Vida de acordo com Colossenses 3: 4.

Quando o medo ou a autoconsciência nos impedem de buscar outras pessoas, isso é um reflexo de egocentrismo e orgulho.

Começar uma conversa e mostrar interesse pelos outros pode ser uma expressão de amor genuíno.

Quando estamos cheios do poder de Deus e motivados pelo amor, seremos capazes de estender a mão aos outros de uma maneira que os faça se sentir apreciados. 

Então, a ênfase está nos outros em vez de em nós mesmos, e podemos começar a viver em liberdade, abnegação e amor pelos outros.

Curso Pregador Vocacionado

Ao adquirir o Curso Pregador Vocacionado, você terá acesso ao VIDEOAULAS totalmente didático para facilitar seu aprendizado.

LIÇÕES EM VÍDEO COMPLETAS QUE ENSINAM DE FORMA SIMPLES E EFICAZ COMO ELABORAR E PREGAR SERMÕES IMPRESSIONANTES A PARTIR DO ZERO ABSOLUTO

Nesta seqüência de lições em vídeo, de forma prática e dinâmica, você aprende a elaborar e proferir um sermão altamente eficaz passo a passo e a conhecer o caminho e a direção certa para uma pregação relevante e inesquecível.

como pregar a palavra de deus