Onde fala na bíblia que devemos orar pela nação

Onde fala na bíblia que devemos orar pela nação é o tema principal do nosso artigo de hoje, é um assunto muito importante ainda que muitas pessoas adotam uma abordagem direta em relação à liderança de seu país.

Eles vivem no mesmo país, mas acreditam estar separados de tudo – exceto de suas necessidades básicas. Eles não acham que devem orar por seus líderes porque as decisões do governo no poder nada têm a ver com eles.

O que a bíblia fala sobre governo

Mas essa abordagem não é bíblica. Deus encoraja seu povo a orar pelo país em que vive e pelos líderes que os governam.

Deus deseja que nos preocupemos com nossos líderes porque ele sabe que suas decisões afetam nossa qualidade de vida. As decisões de nossos líderes podem até mesmo afetar a qualidade de nossa adoração.

Onde fala na bíblia que devemos orar pela nação

Onde fala na bíblia que devemos orar pela nação é uma das instruções mais claras sobre como orar por nossos líderes e é encontrada em 1 Timóteo:

Em primeiro lugar, então, exorto que súplicas, orações, intercessões e ações de graças sejam feitas por todas as pessoas, por reis e todos os que estão em posições elevadas, para que possamos levar uma vida pacífica e tranquila, piedosa e digna em todos os sentidos. 1 Timóteo 2: 1-2.

Quando lemos o Antigo Testamento, vemos muitas maneiras de fazermos uma oração por uma nação em crise.

Você precisa fazer uma oração por uma nação em crise e em última análise, Deus está no controle do universo. Ele é o responsável, independentemente de quem está no corpo governante do seu país, ore para que a vontade de Deus seja feita.

Todos, incluindo nossos líderes, estão sujeitos a um poder superior – esse poder é Deus. Deus quer curar nossa nação.

Ele deseja que todos nós nos voltemos para ele para que ele possa se mostrar poderoso em nosso nome. Quando o país em que você vive tiver paz, você terá paz.

Porque devemos orar pela nação

Porque devemos orar pela nação e pelos governantes é uma pergunta corriqueira no meio cristão e você provavelmente já ouviu dizer antes que é importante orar por nossos líderes.

Talvez você ore regularmente por seus líderes na igreja ou em casa. Você às vezes acha que orar por nossos líderes é difícil porque você não concorda com a maneira como eles estão liderando?

A Bíblia nos diz várias vezes como e por que devemos cobrir nossos líderes em oração. Nossos líderes precisam da ajuda de Deus. Todos eles.

Como devemos orar pelo Brasil

Versículo Feliz a nação cujo Deus é o Senhor

Onde fala na bíblia que devemos orar pela nação é o nosso assunto de hoje exatamente por que é importante lembrar que Deus não se surpreende com pessoas imperfeitas em lugares altos.

Isso tem sido uma realidade desde que Adão e Eva escolheram seu próprio caminho no jardim. Ele sabe que nossos presidentes, reis e rainhas estão derrotados.

Tanto é verdade que Ele deu Seu filho para trazer a redenção e dar esperança para nossa segurança eterna. Ele nos pede que oremos por nossos líderes, nossos entes queridos, nossos vizinhos e por nós mesmos.

Quando oramos por nossos líderes, participamos do avanço do reino de Deus nesta terra. Aqui estão algumas das maneiras de orar por aqueles na liderança que podem impactar a influência de Deus na terra:

Se nossos líderes não têm uma cosmovisão bíblica, podemos orar para que suas mentes se alinhem com a Palavra de Deus. Em vez de reclamar ou ficar com raiva, podemos lutar pelo poder da oração.

Onde fala na bíblia que devemos orar pela nação e pelos líderes?

Depois de orar por nossa nação como um todo, só faz sentido passando algum tempo orando por nossos líderes.

A verdade é que os líderes de nossa nação têm uma responsabilidade enorme, se deparam com uma quantidade avassaladora de informações e, muitas vezes, estão rodeados por conselheiros que têm sua própria agenda.

Você sabe como orar por nosso governo? Existem duas áreas principais que acredito que devemos orar por nossa nação – sobre os líderes – para ser eficaz:

  1. Discernimento
  2. Sabedoria

Por que orar por discernimento

O discernimento é a capacidade de julgar bem, de identificar a verdadeira natureza ou motivação de uma coisa e dizer se é boa ou má.

Ter o dom do discernimento é uma grande vantagem para qualquer pessoa que esteja liderando outras pessoas.

Se um líder pode discernir se o conselho dado a ele é bom ou se está repleto de motivos maliciosos, os líderes podem fazer o que é melhor para seu povo.

Portanto, precisamos orar para que nossos líderes sejam abençoados com o dom do discernimento.

Por que orar por sabedoria

Sabedoria é a capacidade de usar o conhecimento para tomar a melhor decisão possível. Nossos líderes estão continuamente tomando decisões que afetam a nós e a nossa vida diária. 

Precisamos orar para que façam escolhas sábias. Queremos que eles tenham as melhores informações. Eles precisam do dom do discernimento, bem como de conselheiros sábios que tenham bons motivos.

Em última análise, temos que aceitar que Deus nomeia todos os nossos líderes para um propósito. Nem sempre gostamos de nossos líderes ou concordamos com todas as suas escolhas.

Os líderes são para o propósito de Deus, devemos orar para que eles ouçam Sua voz e sigam Sua direção, mesmo que não o reconheçam exteriormente.

O que a bíblia diz sobre autoridades?

Deus nos aconselha a nos submeter às “autoridades governantes, pois não há autoridade a não ser a que Deus predeterminou” ( Romanos 13: 1 ). Além disso, a Bíblia nos diz que rebelar-se contra a autoridade é rebelar-se contra Deus ( Romanos 13: 2 ).

Vários argumentam que tais passagens tratam apenas com líderes benevolentes para a Escritura e mencionam que tais líderes “não possuem terror para aqueles que fazem o que é conveniente”.

Por essa razão “é preciso submeter-se” e “pagar impostos, pois as autoridades são servos de Deus, que dedicam todo o seu tempo ao regime” ( Romanos 13: 3-6 ).

Em outra passagem bastante conhecida e desafiadora, a Bíblia diz: “Escravos, submetei-vos a vosso senhor com todo respeito, não só aos bons e atenciosos, mas também aos severos”.

Efésios 6: 6-9 nos exorta a obedecer não apenas a ganhar favores uma vez que os olhos da população permaneçam sobre nós mesmos.

Devemos agir como “escravos de Cristo, fazendo por amor a vontade de Deus”, servindo de todo o coração como se fosse para o Senhor, e sabendo que Ele nos recompensará por qualquer bem que façamos.

Bem aventurada é a nação cujo Deus é o senhor

Você já leu o Salmo 33:12? Ao escrever estas palavras, David comenta um período em que seu país estava no auge de seu reinado.

Ele era o monarca de um país cujos corações e almas estavam envolvidos e dedicados a Deus. Hoje, não creio que exista um país na Terra que possa fazer tal afirmação.

A Terra se afastou coletivamente de Deus e de Sua palavra como uma regra de lei e de conduta moral. A população se tornou um lapso de pecado e revolução contra Deus. E talvez por esta razão não sejamos felizes e abençoados.

O santuário é o assentamento que Ele escolheu para sua própria herança. Portanto, não se preocupe tanto com países, alianças, bandeiras, monumentos, leis e líderes.

Agora é simples se distrair com o tumulto que nos cerca. O povo de Deus deve se concentrar em ser o povo de Deus.

A vida não é tão difícil como muitos imaginam. Precisamos nos concentrar em ser pessoas cujo Deus tem orgulho. Somos indivíduos que Ele escolheu para ser feliz e abençoado.

Eu escolho me alinhar com o país de Deus em relação a qualquer outro país. Você também vai fazer essa escolha?

Eu escolho pertencer a Deus. Você também vai fazer essa escolha?

Eu escolho ser feliz e abençoado. Você também vai fazer essa escolha?

A questão é… se eu fizer essas escolhas, será que Deus me escolherá? Uma vez que Deus me escolha, eu serei ainda mais feliz e abençoado.

Onde fala na bíblia que devemos orar pela nação é um assunto interessante e através da sabedoria da palavra de Deus nós nos tornamos mais felizes e abençoados, não é mesmo?