O casamento existirá no céu?

O casamento existirá no céu? Mateus 22:30 fornece uma resposta clara à questão de saber se haverá casamento no céu. Jesus declarou: “Porque na ressurreição eles não se casam nem se dão em casamento, mas são como os anjos no céu.” Jesus declarou pessoalmente que o casamento não existiria no céu.

Muitos especularam por que o casamento não existirá no céu. A Bíblia não aborda diretamente essas razões, mas diz que seremos como os anjos no céu (v. 30b). 

O casamento existirá no céu

O que isto significa? Os anjos são chamados de “espíritos ministradores” em Hebreus 1:14, que são “enviados para servir por causa daqueles que hão de herdar a salvação”. 

Em outras palavras, pelo menos uma maneira pela qual a vida humana será diferente no céu é que nossas vidas estarão completamente focadas na adoração e no serviço a Deus.

Em segundo lugar, está claro que no céu Deus proverá contentamento e satisfação completos. Como parte de Seu plano perfeito e eterno, o casamento não será mais necessário no céu. 

Todas as pessoas redimidas viverão como irmãos e irmãs em Cristo em perfeita harmonia. Apocalipse 21: 4 observa claramente esta situação perfeita: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque as coisas anteriores já passaram.” 

Terceiro, a descontinuação do casamento no céu removerá todos os problemas associados aos casamentos na terra que consistem em um crente e um descrente. Caso contrário, isso causaria muitas complicações e criaria várias outras questões que precisariam ser resolvidas. Como Deus pode restaurar meu casamento

Quarto, o foco no céu não será criar e edificar uma família, mas sim desfrutar a família de Deus já designada para o céu. Não haverá necessidade de construir famílias por meio do casamento ou da criação dos filhos. Ninguém jamais morrerá novamente e a vida se estenderá por uma eternidade perfeita e sem pecado.

Finalmente, alguns notaram que o casamento surgiu originalmente da necessidade de um “ajudante adequado” para Adão em Gênesis 2:18, quando ele não tinha mais ninguém com quem viver em família e comunidade. 

No céu, essa necessidade de comunidade não existirá mais, pois o homem e a mulher viverão em perfeita comunidade com o Senhor e todos os crentes para sempre.

O fim do casamento no céu deve ser uma preocupação para nós? De jeito nenhum! Quando o apóstolo João viu o que aconteceria no fim dos tempos, ele não desanimou. Em vez disso, ele respondeu: “Amém. Venha, Senhor Jesus!” ( Apocalipse 22:20 ). Ele sabia que o futuro da eternidade seria muito maior do que qualquer relacionamento humano ou família nesta vida.

Lembraremos das pessoas no céu