Casamento

Casamento é uma parte tão onipresente de toda cultura humana que tendemos a esquecer que não criamos a instituição. Foi Deus quem criou o casamento e deu algumas orientações muito específicas em Sua palavra.

Embora as cerimônias de hoje pareçam muito diferentes daquelas dos tempos bíblicos, a natureza do que faz um casamento não mudou.

O casamento hoje parece muito diferente dos tempos bíblicos. Isaac e Rebeca, por exemplo, simplesmente entraram em uma tenda e então se casaram sem nenhum certificado ou papelada. Então, como os cristãos devem definir o casamento hoje?

casamento

casamento

Bem, os cristãos deveriam definir o casamento da mesma forma que foi definido pela Bíblia por milhares de anos. É quando um homem deixa seu pai e sua mãe e se une a sua esposa, e os dois se tornam uma só carne.

O casamento, então, é a relação de aliança entre um homem e uma mulher diante de Deus. E Jesus, de fato, também endossa totalmente essa definição.

Em Mateus 19, Ele cita o relato do casamento em Gênesis porque acredita que ainda é válido e, em seguida, acrescenta Seu próprio comentário dizendo: “Portanto, o que Deus uniu, não separe ninguém”.

Em outras palavras, Jesus acredita que o casamento é uma instituição ordenada por Deus. E então, quando Isaque e Rebeca se casaram, eles assumiram um compromisso um com o outro que está registrado em Gênesis 24.

Agora, é verdade, não há menção a um certificado ou papelada. Eles nem mesmo foram a um tribunal. Porque? Bem, porque o casamento é uma instituição de Deus, não uma invenção do Estado. E é por isso que nenhum documento legal é necessário.

O que a Bíblia diz sobre o casamento

O que a bíblia diz sobre o casamento é que o matrimonio como uma metáfora para o relacionamento entre Deus e Seu povo. Todo o livro de Oseias é uma história sobre a infidelidade de Israel alegorizada pela esposa de Oseias – uma prostituta não totalmente reformada.

Em Efésios 5:32 , Paulo aplica a metáfora à era da igreja. João concordou em Apocalipse 19: 7-10, onde descreve a ceia das bodas do Cordeiro.

O casamento é a situação ideal para criar os filhos. Embora o Espírito Santo tenha engravidado Maria enquanto ela estava noiva, Deus fez com que Jesus nascesse de dois pais amorosos.

Várias mulheres na Bíblia ( Gênesis 19: 30-38 ; 38: 12-26 ) fizeram de tudo para engravidar, mas tais medidas não foram endossadas pelas Escrituras.

O casamento é o único lugar legítimo para o sexo ( 1 Coríntios 7: 2-5 ). A Bíblia é clara: o casamento é o único relacionamento em que as pessoas podem fazer sexo.

O casamento leva duas pessoas e as une de propósito. A missão de Deus de governar, subjugar e encher a terra é dada a toda a humanidade.

No casamento, duas pessoas trabalham juntas para cumprir sua parte na missão. Talvez o melhor exemplo disso esteja em Áquila e Priscila.

Depois de ouvir Apolo pregar o Evangelho limitado que ouvira de João Batista, Áquila e Priscila o puxaram de lado e explicaram o Evangelho completo de Cristo ( Atos 18: 24-26 ).

Deve ter funcionado, pois alguns dos coríntios reverenciavam Apolo mais do que até mesmo Paulo ( 1 Coríntios 3: 4-7 ).

O que a Bíblia não diz sobre o casamento

A Bíblia não diz que o casamento é obrigatório. Deus não planeja que todos se casem ( 1 Coríntios 7:38 ). Jesus não. Jeremias não (Jeremias 16: 2 ). Provavelmente nem Paulo ( 1 Coríntios 7: 7-8 ).

Deus deu o dom de alguns de Seus seguidores para fazerem sacrifícios extremos em serviço a Ele sem a ajuda ou obrigação de um cônjuge.

O propósito do casamento não é aumentar o poder, a propriedade ou a influência de um homem; é para aumentar a de Deus.

Os israelitas geralmente eram muito bons em se casar e ter filhos. Mas embora famílias numerosas ajudassem a sustentar seu estilo de vida agrário, elas não garantiam o sucesso.

Deus abençoou aqueles que obedeceram ( Deuteronômio 11: 8-9 ). No Novo Testamento, Deus também promete bênçãos pela obediência – recompensas celestiais .

O papel das esposas e filhos não é aumentar as bênçãos do homem na terra; esposas e filhos são a bênção (Gênesis 2:18 ; Salmo 127: 3-5 ).

O Casamento não substitui um relacionamento com Deus

O casamento não substitui um relacionamento com Deus. Na época do Novo Testamento, as mulheres tinham poucos direitos.

Eles geralmente não podiam possuir propriedades, e seu parente mais próximo do sexo masculino tomava todas as decisões legais.

Mas quando Safira obedeceu a seu marido em Atos 5 , mentindo sobre quanto dinheiro eles doaram para a igreja, Deus ainda a julgou como indivíduo (versículo 10).

Deus não foi tolerante porque Safira estava mantendo o costume local de obedecer ao marido sem questionar. Por outro lado, Abigail foi elogiada quando ela agiu pelas costas do tolo marido para dar a devida recompensa a Davi por sua proteção de seus bens ( 1 Samuel 25 ).

A Bíblia diz que o casamento não é definido ou ordenado pela humanidade ( Mateus 19: 5-6 ). O governo não define casamento, embora sua validação do casamento possa ser necessária para fins civis.

A cultura não define o casamento. Nem o sentimento. Até mesmo o casal no relacionamento não tem voz. Deus ordenou que o homem e a mulher deixassem seus pais e se tornassem um. Deus une os dois em um.

Da mesma forma, a humanidade não define a dissolução do casamento, e a conveniência e o arrependimento não significam o divórcio. É a rejeição dos padrões de Deus, seja pelo pecado sexual ou pela desobediência, que cria o divórcio.

O que a Bíblia diz sobre ser casado

Finalmente, a Bíblia dá algumas instruções muito específicas sobre o que as pessoas devem fazer para que seu casamento possa cumprir o propósito de Deus.

Cada membro deve negar suas inclinações autocentradas naturais em favor do que é melhor para o relacionamento.

Os maridos devem amar com abnegação ( Efésios 5:25 ). As esposas devem entender que cada equipe tem um líder, e Deus deu essa função aos maridos ( Efésios 5: 22-23 ).

As esposas também devem entender que o “ajudante” de Gênesis 2:18 não é um assistente administrativo; é um guerreiro feroz chamado para proteger e defender. Um casamento não pode ser bem sucedido a menos que a esposa e o marido se protejam.