Como pregar a palavra de Deus com sabedoria

Como pregar a palavra de Deus com sabedoria nestes tempos, quando temos oportunidades constantes online para expressar nossas opiniões e eliminar qualquer oposição.

Mas o que acontece quando nossas crenças e opiniões são desafiadas? Nós nos preparamos para a defesa, nos preparamos para a retaliação verbal. E quando fazemos isso, acabamos ignorando o mandamento de Cristo de amar uns aos outros.

Como pregar a palavra de Deus com Autoridade

Temos que saber como pregar a palavra de Deus com autoridade, pois nós como crentes, somos colocados em posição de influenciar os que nos rodeiam.

O poder de nossas palavras pode ser usado para construir ou derrubar. Eclesiastes 3: 7 nos diz que há tempo para ficar em silêncio e ter tempo para falar. Mas quando? Como?

Para discernir a diferença entre saber quando falar ou ficar em silêncio precisamos buscar humildemente o Senhor por meio da oração, mergulhar nas Escrituras e pedir sabedoria e discernimento em Como pregar a palavra de Deus com sabedoria.

Como pregar a palavra de Deus e o silêncio

Naturalmente, quando não estamos abrindo nossas bocas, estamos mais inclinados a abrir nossos ouvidos – seja em relação aos outros ou em direção a Deus.

Somos forçados à auto-reflexão e obediência em nosso silêncio, o que só aumenta nossa capacidade em como ouvir o Espírito santo e entender Como pregar a palavra de Deus com sabedoria.

O silêncio é melhor em momentos de raiva. Quando estamos com raiva, há uma grande probabilidade de que nossas palavras não sejam produzidas pelo Espírito Santo.

Tiago 1:19 nos instrui: “Sabei isto, meus amados irmãos: Toda pessoa seja rápida em ouvir, tardia em falar, tardia em irar-se.” Da mesma forma, “Quem quer amar a vida e ver dias bons, que fique com a língua do mal e dos seus lábios do engano do falar ”(1 Pedro 3:10).

As escrituras nos dizem que o silêncio pode nos ajudar a evitar o pecado (Provérbios 10:19), ganhar respeito (Provérbios 11:12) e é considerado sábio e inteligente (Provérbios 17:28).

Em outras palavras, você pode ser abençoado segurando sua língua e conseqüentemente como pregar a palavra de Deus com unção.

Como pregar a palavra de Deus com sabedoria

Em última análise, abster-se de falar em certas situações significa que estamos praticando o autocontrole. Manter a compostura pode ser um desafio! Devemos buscar sabedoria em controlar nossa língua, pois quando a controlamos, estamos, em última análise, andando pelo Espírito.

E sabemos que o autocontrole, um fruto do Espírito (Gálatas 5:22), é uma disciplina que é abençoada.

Como pregar a palavra de Deus com ousadia

O Medo, a falta de autoconfiança e ansiedade podem nos tentar a manter a boca fechada quando precisamos mostrar Como pregar a palavra de Deus com ousadia e falar corajosamente a verdade em amor.

Mas andar com o Senhor significa que devemos dar justiça aos fracos e sem pai (Salmo 82: 3), corrigir a opressão, a sabedoria absoluta (Salmo 37:30), e defender a causa da viúva (Isaías 1:17). Quando tomamos um covarde e silencioso banco traseiro para a injustiça, estamos fazendo mais mal do que bem em nosso silêncio.

Além disso, se o medo nos impede de pregar o evangelho com os outros, isso também é um exemplo de que o nosso silêncio é mais prejudicial do que útil.

Lembre-se, “da mesma forma que fomos aprovados por Deus para sermos confiados com o evangelho, por isso falamos, não para agradar ao homem, mas para agradar a Deus que prova nossos corações” (1 Tessalonicenses 2: 4). E assim como o Senhor disse a Paulo em Atos 18: 9,

“Não tenha medo, mas continue falando e não fique em silêncio”, assim devemos obedecer ao chamado para evangelizar no ambiente e no tempo correto e depois ensinando Como pregar a palavra de Deus com sabedoria.

Como pregar a palavra de Deus com graça e sabedoria?

A Bíblia compartilha uma abundância de relatos nos quais os discípulos de Cristo falam corajosamente pelos outros e pelo Senhor, e somos ordenados a fazer o mesmo.

Compartilhar o evangelho mostra que não nos envergonhamos da cruz. O último mandamento de Cristo que ele deu aos seus discípulos era “ir e fazer discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19) – e não se deve esquecer que essas foram algumas de suas últimas palavras.

Você pode imaginar se os discípulos de Cristo e outras testemunhas decidiram desobedecer a essa ordem? Você e eu não conheceríamos o evangelho se seus seguidores não tivessem coragem e ousadia para falar dele e dando exemplo Como pregar a palavra de Deus com sabedoria.

Então, como posso pregar a palavra de Deus?

1 Pedro 3:15 nos instrui a “dar uma resposta àqueles que pedem”, fazê-lo com gentileza e respeito, e manter uma consciência limpa. Colossenses 4: 6 nos instrui: “Deixe seu discurso ser sempre gracioso, temperado com sal, para que você possa saber como você deve responder a cada pessoa.” Nosso objetivo é “ser gentil e mostrar perfeita cortesia para com todas as pessoas”. (Tito 3: 2).

Para entender como pregar a palavra de Deus com sabedoria precisa saber do que falar pois devemos falar a verdade em amor (Efésios 4:15) e afastar a falsidade (Efésios 4:25). Devemos falar a verdade em Cristo e não mentir (Romanos 9: 1).

E quando falamos em clareza e verdade piedosas, estamos ensinando e admoestando uns aos outros com sabedoria (Colossenses 3:16).

Assim como Paulo pediu à igreja em Éfeso para orar por sua ousadia (Efésios 6: 18-20), devemos pedir ao Senhor que “[as palavras] sejam dadas para [abrir] [nossas] bocas corajosamente para proclamar o mistério do evangelho, pelo qual [somos] embaixadores em cadeias, que [nós] podemos declará-lo corajosamente, como [devemos] falar. ”

Como pregar a palavra de Deus com sabedoria no Espírito

Quer sejamos levados a falar ou a ficar em silêncio, lembramos que é nosso dever e privilégio representar a causa de Cristo.

É crucial buscar o Senhor e estudar o que a sua Palavra diz para que estejamos preparados em Como pregar a palavra de Deus com sabedoria para caminhar ousadamente no conhecimento e na verdade. Vamos sempre lembrar as palavras de Cristo em Mateus 12: 36-37:

Eu lhes digo que no dia do juízo as pessoas darão conta de toda palavra descuidada que falarem, pois por suas palavras você será justificado, e por suas palavras você será condenado.

O julgamento por nossas palavras soa assustador, mas não para aqueles salvos por Jesus Cristo. Nossa natureza pecaminosa nos levará a fracassar, mas podemos nos alegrar com a verdade de que Cristo cumpriu todos os mandamentos de amar a Deus e aos outros.

Então, quando finalmente tropeçamos em falar duramente ou somos tentados a evitar falar de medo, podemos descansar no registro perfeito de Cristo em nossa conta e seguir em frente com essa garantia e motivação.

Hoje, ore e peça ao Senhor para lembrá-lo disso: “Tudo o que você fizer em palavras ou atos, faça tudo em nome do Senhor Jesus Cristo” (Colossenses 3:17).

Quer aprender mais e dar um passo gigante em seu ministério?

Como você pode perceber, que aprender a pregar e a preparar um sermão ou pregação é algo que exige do pregador muita dedicação e amor pela obra.

Isso que eu ensinei hoje é apenas 1% daquilo que o pregador pode aprender e aplicar para ser um pregador mais abençoado.

O pregador poderá aprender como usar a voz, como se portar em cima do púlpito, como vencer a timidez, como não ficar lendo a mensagem, etc. Evidentemente, não tenho como passar todas as técnicas aqui em um único estudo, é por isso que quero te convidar a conhecer um material completo para pregadores que tem transformado a vida de muitos irmãos em Cristo.

Se você quer realmente avançar e preparar sermões e pregações cada vez melhores, você precisa conhecer este material: Acesse este link e veja mais detalhes.

Dica Fundamental

Como dica fundamental, você deve estudar com uma pessoa que te auxilie da maneira correta, o Kit Curso Pregador Completo traz tudo o que você precisa para se tornar um grande pregador. Segue abaixo o link para que você possa fazer sua inscrição e começar a Pregar a palavra de Deus.

Assista Atentamente o Vídeo

 

Como pregar a palavra de Deus com Autoridade

<<< Aprenda Hoje como preparar seus sermões e pregações. Estude de Verdade Com quem sabe do assunto e dê um grande um passo para impactar mais vidas>>>

MANUAL DO PREGADOR
Aprenda Como Preparar Sermões e Pregar a Bíblia.
Disponível por tempo limitado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *